Carregando...
Atos 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

Igrejas que Militam na Obra em Restauração

Participe de nossos cultos. Encontre uma Congregação mais próxima de você.

Carregando ...

Artigo - Aprenda a guardar seu coração das ideologias contrárias, com Provérbios 4:23.

Aprenda a guardar seu coração das ideologias contrárias, com Provérbios 4:23.

Talvez para alguns o termo ideologia seja desconhecido, no entanto todos os seres humanos seguem e são influenciados por diversas ideologias. É fato inclusive que a grande maioria costuma ter os seus corações afetados involuntariamente, e sem perceber contribuem com a propagação de muitos pensamentos contrários aos ideais básicos para que se tenha uma vida reta. Todos nós somos influenciados, e também influenciamos de forma positiva, ou negativamente aos que nos rodeiam. A influência sempre ocorre direta ou indiretamente, e isso na forma de vestir, pensar, falar, se posicionar e agir diante das situações complexas da vida. Precisamos estar atentos o tempo todo, pois continuamente estamos influenciando e sofrendo influência de alguém, não é à toa que está escrito: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15:33".

Publicado em 13/06/2021 - 4008 Visualizações - 0 comentários

Introdução:

Este estudo tem como propósito esclarecer o significado da palavra ideologia, e entender porque Salomão aconselha a guardarmos nossos corações, de maneira a exemplificar como as ideologias defendidas e propagadas pelos diversos meios de comunicação podem influenciar e afetar nossas vidas, e corromper nossos corações. 

Com toda certeza você já deve ter ouvido falar da ideologia de gênero, correto? Pois bem, através deste estudo terás entendimento também sobre esta questão, além de outras, e de seu impacto negativo nas vidas de muitos.

Não são poucos os que entram em conflito, por conta de confusões ideológicas, e isso não é raro, pois muitas são as pessoas que começam a ter problemas de identidade em função das diversas ideologias pelas quais se deixaram influenciar. Falaremos disso também mais adiante.

Embora seja pouco discutido no meio do povo de Deus, sobre as diversas linhas de pensamentos difundidas e seguidas por muitos, inclusive pelos que se consideram cristãos,  se faz necessário abordar de forma bem clara, do que se trata realmente, e como lidar com estas questões.

As ideologias visam influenciar na nossa forma de ver o mundo, tem como propósito nos controlar e dizer como devemos proceder, interferindo em tudo, sendo no modo como nos vestimos, em decisões do que devemos e podemos comer, sobre a maneira que devemos tomar uma posição e agir diante das adversidades. Já ouviu falar do #FicaEmCasa nesse tempo de pandemia? Então, não se trata de nenhuma solução real para o problema, mas de um pensamento que surgiu no coração de alguém, e foi propagado com a aparente boa intenção de conter o vírus, sem medir as consequências de tal ato. Quantas pessoas foram desempregadas por ter sido adotada a ideologia #FicaEmCasa nas empresas de forma obrigatória? Quantas morreram mesmo seguindo rigorosamente tudo que foi sugerido? Quantas foram movidas pelo medo e deixaram de participar dos cultos e morreram espiritualmente? Enfim, este é só um exemplo das muitas linhas de pensamentos existentes, também conhecida como ideologia, nos afeta em todas as áreas da vida, pois elas estão na política, nas músicas e muito mais fortemente ainda nas religiões.

Para nos auxiliar na compreensão dos perigos ideológicos, vamos também explorar um texto de Salomão, o qual se encontra no livro de provérbios capítulo 4, que nos orienta a guardarmos o nosso coração, antes de qualquer coisa, por se tratar de uma fonte vital.

Saber sobre as ideologias e o que se pretende com elas, é muito importante para conseguirmos nos proteger das ciladas que o inimigo tem utilizado para influenciar pessoas em todo mundo.

Texto base:

Provérbios 4:23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Significado de Ideologia:

A palavra é um substantivo feminino, tendo como significado a reunião das certezas pessoais de um indivíduo, de um grupo de pessoas e de suas percepções culturais, sociais, políticas etc. Exemplo de expressão:  sua ideologia é fazer bem ao próximo.

Na política ideologia significa reunião das ideias características de um grupo, de um período, e que marcam um momento histórico: Exemplo: ideologia capitalista, cujo linha de pensamento basicamente é capitalizar, aumentar o capital.

Ideologia também é entendido como a ciência da origem das ideias; estudo das ideias de modo abstrato; doutrina das ideias.

Na Sociologia significa organização de ideias fundamentadas por um determinado grupo social, caracterizando seus próprios interesses ou responsabilidades institucionais: ideologia cristã; ideologia fundamentalista; ideologia nazista etc.

Na Filosofia Marxismo significa aquilo que abarca o sistema de ideias, tanto autorizadas pelo poder econômico da burguesia, quanto àquelas que expressam as preocupações revolucionárias do proletariado; consciência social.

Na Filosofia significa atribuição da origem das ideias às noções sensoriais do indivíduo a partir de sua compreensão do mundo externo.

Etimologicamente (origem da palavra ideologia). Ideo + logia.

Sinônimos de Ideologia: Ideologia é sinônimo de: valores, pensamento

Fonte: https://www.dicio.com.br/ideologia/

Simplificando o significado:

De uma forma bem resumida, ideologia é o que norteia a forma que agimos em nossas vidas, a linha de pensamentos e ideias que seguimos, o que pode explicar nossas ações, pois tem relação com nossos valores, aquilo que acreditamos, enfim de onde vem a fonte dos nossos pensamentos, e dependendo de qual ideologia décimos seguir, podemos colocar nossas vidas em risco.

 

Ideologia de gênero:

De uma forma bem simplifica, a ideologia de gênero é uma linha de pensamento em que se defende e sustenta a ideia de que as pessoas não devem ser classificadas como sendo dos apenas dos gêneros masculino e feminino, ou seja, é a oposição, ou luta contrária à divisão dos seres humanos exclusivamente como sendo macho e fêmea, conforme Deus criou. Nesse ponto de vista, os gêneros não são moldados conforme o sexo biológico, mas sim com a estrutura individual e cultural de cada indivíduo, e vem com sugestão de orientação e doutrinação de crianças quanto as questões da sexualidade, o que vai totalmente contra as instruções bíblicas, a quais nos orienta: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22:6”.

 

Explanando o Texto de Provérbios:

Neste trecho vamos fazer uma explanação de alguns versículos do capítulo 4 de Provérbios.  

Provérbios 4:19-27

 

O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.

Observe com atenção para este trecho, quantas são pessoas que você conhece que estão perdidas, sem que enxerguem uma solução para seus problemas?  Se você voltar a atenção para a vida dessas pessoas, entenderás o motivo, e concordarás com este trecho, pois em via de regra, são pessoas que não sabem o que é justiça, ou se conhecem não praticam, e em função disso se mantém na escuridão, longe do Justo Jesus, pois ele é a Luz que pode dissipar qualquer escuridão, qualquer treva.

Ímpios são os que seguem ideologias e doutrinas várias, e não se norteiam pelos conselhos de Deus e seus ensinamentos, e essa postura faz com que se mantenham longe da Verdade, distante de Jesus, pois Ele mesmo disse: “Eu Sou o Caminho a Verdade e a Vida”. Quem não está no Caminho, só pode estar perdido, sem saber para onde ir, ou por onde estão andando, e por isso tropeçam. Os que não vivem na Verdade, vivem uma vida de mentiras, de enganação e incertezas, sem poder contar com a Vida, a Vida Eterna, que só alcançamos em Jesus Cristo o Senhor dos Senhores e Rei dos Reis. Estes por amar mais suas vidas terrenas, se mantém na escuridão, abrindo mão do que é mais valioso, a Salvação da Alma.

Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.

Aqui Deus faz um apelo através de Salomão, para que possamos dar ouvidos às suas palavras, aos seus conselhos, é o que já frisamos no trecho anterior. Se alguém não quer se ver perdido, vivendo uma vida de mentiras, trilhando um caminho de incertezas, é importante se atentar aos ensinos de Jesus, pois Nele não há dúvidas, nem sombra de variação. Nele temos a Vida Eterna e o amparo constante enquanto estivermos aqui neste mundo.

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Sendo o cerne do nosso estudo, este versículo trata exatamente do que estamos tentando evitar, ou seja, que as pessoas sejam corrompidas pelas ideologias diversas, cujo propósito é distanciar as pessoas de Deus, para viverem no sofrimento e escuridão.

Quantos você conhece que nunca se importaram com o bom conselho, com uma linha de pensamento saudável, justa, óbvia para todos que atentasse a ela? Bem estes se permitiram ser contaminados, não guardando ou protegendo seus corações, e com isso caíram em redes embaraçosas e por isso perderam suas vidas.

As propostas são muitas como: Dinheiro fácil, prazer sem culpa, vantagens mil, e quando as pessoas resolvem acordar já estão comprometidas.

Quando se fala que do coração procedem as fontes da vida, é uma referência a sede de todo entendimento humano, muito embora saibamos que é no cérebro onde se processa os pensamentos, mas existe um entendimento mundial, de que é do coração que procede todo desejo, toda vontade, enfim tudo que se tornará prática na vida das pessoas. Todas as atitudes partem, ou seja, procedem dos corações, logo influenciará nos resultados das vidas dos seus donos.

Guardar o coração é não se permitir influenciar por qualquer linha de pensamento que nos distancie de Deus e de seus ensinamentos, é correr dos pensamentos contrários aos princípios bíblicos, fazendo com que essas ideologias não façam parte das nossas ideias, que estejam bem longe dos nossos corações. Este é o maior conselho que poderíamos ter, para que vivamos uma vida abençoada.

Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.

Se tem uma coisa que agrada a Deus é a honestidade, antes de qualquer coisa, o Senhor deseja que sejamos sinceros conosco mesmos, e principalmente com Ele. Vemos que Isaías teve seus pecados perdoados e foi um dos maiores profetas de Deus por conta de sua sinceridade, por não haver nele falsidade. Obviamente que o Senhor já conhecia o seu coração, e como ele era, por essa ração se revelou a ele de uma forma tremenda, e nessa visão que Isaías teve, ele reconheceu que era pecador, e exclamou: “Sou homem de lábios impuros, e vivo em uma nação de impuros lábios, mas meus olhos viram o Senhor”.

Precisamos constantemente usar de sinceridade de modo que estejamos focados no Reino de Deus e sua Justiça, assim estaremos longes, desviados da falsidade, da mentira e consequentemente com nossos lábios afastados da perversidade, mantendo assim nossos olhos voltados para o alvo, fixados em Jesus, na sua promessa de salvação, falando a verdade e da Verdade para nossos semelhantes.

Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.

Aplicando os conselhos do trecho anterior, sem sobra de dúvidas refletirá na nossa caminhada, no percurso da vida que precisaremos atravessar, garantindo que estejamos sempre refletindo ou ponderando sobre nosso trajeto, nossos caminhos. Fazendo com que sempre andemos ordenados ou em ordem, sem pecar, sem desagradar ao Senhor do Universo, de modo que não venhamos a cair ou declinar para fora do caminho de Deus, sempre se mantendo reto, sem pender para direita ou esquerda, desviando-se sempre das ciladas e emboscadas do diabo.

Fonte das ideologias e o seu propósito:

As ideologias que imperam sobre nossas vidas vêm daqueles que nos influenciam, como família, amigos, mídias, músicas, religiões, etc, e visam nos moldar na forma como dever ver o mundo, com propósito final de nos controlar. Infelizmente muitos pensamentos seguidos pela grande maioria tiveram sua origem nos planos de destruição do diabo, e é por isso que está escrito: "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. 1 João 5:19". Há quem diga que somos a soma das 5 pessoas com as quais nos relacionamos, ou seja seguiremos a sua linha de pensamento.

Nós somos o que fazemos, somos o que realmente acreditamos:

Nossas atitudes têm origem nos nossos pensamentos, enfim, no que realmente acreditamos, conforme abordamos no trecho que fala para guardamos nossos corações, dada a sua importância vital. Sendo assim é bom deixar claro só seremos um servo de Deus de fato, se acreditarmos piamente em sua Palavra, não é à toa que o Davi disse: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Salmos 119:11”. Com estas afirmações não resta dúvida de que alguém não conhece a Palavra de Deus, e Ela não estiver em seu coração, logo tal pessoa não terá atitudes de servos de Deus, vivendo qualquer outra coisa, menos as doutrinas de Cristo.

Ideologia que tem dominado o mundo secular:

Existe uma linha de pensamento no mundo secular, ou seja, com as pessoas que não defendem os ensinamentos de Jesus de forma cabal. Na verdade, muitas dessas pessoas até querem justificar suas faltas, alegando que Deus é amor e por conta disso não seria capaz de condenar ninguém. Esse argumento não condiz totalmente com as verdades bíblicas, as quais mostram que Deus sim é amor, mas nos mostra também que Ele é justiça, ou seja, que não deixará sem punição o culpado, seja quem for.

A impiedade, o egocentrismo, a perversidade, a prática de pagar mal por mal e de levar vantagens a qualquer custo, são constantes na vida de quem não tem como base as Sagradas Escrituras, os quais muitas vezes se justificam dizendo que o mundo é dos mais espertos, e que “quem pode mais chora menos”, pois afirmam que estamos sozinhos neste mundo, sem que ninguém se importe ou olhe por nós, sendo necessário cada um lutar por seus ideais, custe o que custar. Em suas falas, afirmam não acreditar que tudo está patente aos olhos de Deus, nem que ele cobrará de cada um segundo as suas atitudes enquanto vivem.

Não são poucos os afirmadores de que não precisaria de um Deus para que o mundo em que vivemos viesse a existir, mesmo com toda sua complexidade. Muitos são os que afirmam, que tudo o que possuem, são única e exclusivamente pelo seu próprio esforço, demonstrando total desconhecimento do que Jesus mesmo afirmou em João 15:05 “sem mim nada podeis fazer. ”

As principais ideologias seguidas e divulgadas pelas diversas do mundo secular:  Capitalismos, Comunismo, Esquerda, Direita, Ateísmos, Satanismos, Budismo, Espiritismo, Ecumenismo, entre outros, não vamos entrar no mérito do que defende cada umas delas , porém é muito importante que você esteja alerta para que não seja influenciado de tal maneira que sejas tirado, ou até mesmo que não chegues a presença de Deus, em razão das diversas linhas de pensamentos existes e que tem influenciado a muitos, inclusive você.

Confusão Ideológica:

Parece até estranho falar, mas a confusão Ideológica é o que mais impera, e sua incidência costuma ser sobre as pessoas sem personalidade, sem firmeza, sem identidade, o que é muito danoso, pois para Jesus se trata de uma pessoa morna, que nem entra e nem sai, enfim uma pessoa indecisa, com o pé em duas canoas como diz o dito popular.

Alguém que gostaria de agradar a Deus, porém não se desgruda do pecado. Não é à toa que Jesus nos disse que nossa palavra de ser SIM SIM, ou NÂO NÂO, isso tem a ver com posição, mas quantos são aqueles que querem uma opção alternativa, como um talvez, mas isso é existe no reino de Deus, ninguém poderá metade no céu e metade no inferno, a indecisão de alguém já é um indício de que no céu não será lugar de tal pessoa, até que se decida firmemente.
Quantas são as pessoas que você conhece, as quais se intitulam cristãs ou evangélicas, em muitos casos pelo simples modismo, porém não conhece a Cristo, nem tampouco tem compromisso com seus ensinamentos, estando na verdade totalmente longe da ideologia de Jesus Cristo.

 

Ideologia que tem dominado o mundo evangélico:

É visível em todas as mídias o quanto cresceu o número pessoas que se intitulam evangélicas, no entanto podemos observar que a grande maioria não tem qualquer compromisso com os ensinos de Jesus, pois só correm atrás de seus próprios interesses pessoais e benefícios para suas terrenas, como casa, carros, curas e prosperidade.

Vivem a ideologia do pode tudo, ou seja, em seus pensamentos basta ser frequentador de algum movimento religioso que tudo está resolvido. Não há qualquer preocupação com a santidade, com a decência, pois expõem os seus corpos, ignorando que a lascívia é pecado, que não devemos fazer de nossos corpos objetos de sensualidade.

A maioria são adeptas do sincretismo religioso, pensamento que permite juntar e realizar em seus cultos, costumes e práticas de várias religiões, como umbanda, espiritismos e tantas outras, achando que se trata da ação de Deus, porém é fato que não há nada de Deus nesses movimentos, por razões muito simples, pois em sua linha de pensamento relativizam tudo, as desobrigando de obedecer às doutrinas de Jesus, a quem eles dizem servir.

 

Conclusão:

Ideologia pura vinda da parte de Jesus:

De uma forma bem objetiva, podemos afirmar que a maneira mais prudente de guardar o nosso coração, é vivendo debaixo da ideologia, vinda dos ensinamentos de Jesus, sendo influenciados somente por Ele, através da prática de sua Palavra, e isso é possível quando seguimos estes princípios: Obediência a sua Palavra com: Santidade, Trabalho, Amor (A Ele sobre todas as coisas, ao si mesmo, ao cônjuge, ao próximo), Gratidão e Justiça.


Que sua vida seja tremendamente abençoada, e que possamos a cada dia crescer mais e mais na Graça e Conhecimento do Nosso Deus, Senhor e Salvador Jesus Cristo.

 

Deixe seu comentário

Preencha os campos abaixo para comentar

Digite seu nome
Digite seu e-mail
Digite seu comentário
Igrejas que Militam na Obra em Restauração 2024 - Todos os Direitos Reservados