Carregando...
Atos 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

Igrejas que Militam na Obra em Restauração

Participe de nossos cultos. Encontre uma Congregação mais próxima de você.

Carregando ...

Artigo - Lei ou graça / Moisés ou Jesus

Lei ou graça / Moisés ou Jesus

Às vezes o prezado leitor poderá achar estranho este título, porém queremos tomar por base o texto abaixoEv. João 01:17 - Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por jesus cristo.

Publicado em 29/06/2015 - 6143 Visualizações - 6 comentários

Às vezes o prezado leitor poderá achar estranho este título, porém queremos tomar por base o texto abaixoEv. João 01:17 - Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por jesus cristo.

Passamos a analisar agora sobre o assunto com cautela, lembrando que falamos de deus na presença de deus, por isso temos a responsabilidade de não torcer a palavra, nem pegar texto isolado, fora do contexto.

Gálatas 5:4 - Separados estais de cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

Observamos que quando a Bíblia fala de Moisés fala da lei, porque a lei veio por Moisés, portanto vede que os que por ela se justifica está separado de cristo.

Lucas 9:34 e 35 - e, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram.

E saiu da nuvem uma voz que dizia: - este é meu amado filho; a Ele ouvi.

Vejamos que esta passagem nos fala do monte da transfiguração, onde apareceram com cristo Moisés e Elias, e não foi dada ordem para ouvir Moisés ou Elias e sim a Jesus Cristo. Quero aclarar também que Moisés representa a lei e Elias os profetas, por isso é que apareceram com cristo Jesus ali no monte.

Ev. João 3:14 e 15 - e, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o filho do homem seja levantado:

Para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Atos 3:22, 23 e 24 - porque Moisés disse: O Senhor Vosso Deus levantará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.

E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.

E todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias.

Veja que toda alma teria que ouvir não a Moisés, mas sim o profeta que Deus levantaria, e deste, os profetas disseram sobre ele e sobre o dia em que seria levantado; agora quem é este profeta que Deus levantaria?

Sabemos que nenhum dos profetas profetizou sobre Moisés e sim sobre Cristo Jesus, veja no texto abaixo:

Ev. João 1:45 - Filipe achou Natanael, e disse-lhe: havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.

Ev. João 5:44 a 47 - como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?

Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.

Porque, se crêsseis em Moisés creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.

Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?

Observe que é para crer nos escritos de Moisés, que se encontram na Bíblia, e não em palavras dos dias atuais.

Lucas 24:27, 44 e 45 - e, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

E disse-lhes: estas são as palavras que vos disse estando ainda convosco: que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.

Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras.

II Samuel 23:2 a 5 - o espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra esteve na minha boca.

Disse o Deus de Israel, a rocha de Israel a mim me falou: haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus.

E será como a luz da manhã , quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando pelo seu resplendor e pela chuva a erva brota da terra.

Ainda que minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo um concerto eterno, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nEle, apesar de que ainda não o fez brotar.

Observe que esta profecia se refere a Cristo, e Samuel pôde dizer sobre o concerto e a salvação daquele que ainda não tinha brotado, e sabemos que cristo nos fez um novo concerto e nos deu salvação.

Isaías 9:6 - Porque, um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Isaías 53:10, 11 e 12 - todavia, ao Senhor agradou-o moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado,  verá a sua posteridade, prolongará os dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.

O trabalho da sua alma ele verá, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.

Pelo que lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contato com os transgressores; mas Ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercede.

Atos 3:14 - Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que vos desse um homem homicida.

Mateus 13:57 - E escandalizavam-se nEle. Jesus, porém, lhes disse: não há profeta sem honra, a não ser na sua Pátria e na sua casa.

Ev. João 4:19 - disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.

Lucas 7:16 - E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.

Hebreus 7:11 e 14 - De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob Ele o povo recebeu a Lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdócio se levantasse, segundo a ordem de Melquizedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão.

Visto se manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.

Se pegarmos a sequência do texto de Hebreus 7, vamos ver que o precedente mandamento (lei) é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade; e que a Lei a nenhuma coisa aperfeiçoou e nos foi introduzida uma melhor esperança (vers. 18 e 19). De tanto melhor concerto Jesus foi feito fiador. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a Palavra do juramento, que veio depois da Lei, constitui ao filho, perfeito para sempre. (ver. 28).

Hebreus 3:5 e 6 – E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;

Mas Cristo, como filho sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até o fim.

Gálatas 3:10,  11 e 12 - Todos aqueles pois que são das obras da Lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no Livro da Lei, para fazê-las.

E é evidente que pela Lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.

Ora a Lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.

Gálatas 3:24 a 29 - De maneira que a Lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fossemos justificados.

Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio.

Porque todos são filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo.

Porque todos quantos fostes batizados em Cristo, já vos revestistes de Cristo.

Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

Gálatas 5:6 - Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma; mas sim a fé que opera por caridade.

Gálatas 5:18 e 24 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da Lei.

E os que são de Cristo crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências.

Atos 21:21 - E já acerca de ti foram informados que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos nem andar segundo o costume da Lei.

Se pegarmos a sequencia do texto, vamos ver que Paulo apóstolo do Senhor Jesus, que ensinou sobre o véu (I Coríntios 11:1 ao 16), o Ósculo Santo (Romanos 16:16 ao 18), escritor de quase metade do Novo Testamento; varão que não aprendeu de homem algum, mas por divina revelação (Gálatas 1:12), foi apedrejado por mandar o povo a apartarem-se de Moisés. Ainda vemos que Paulo escreveu em I Coríntios 11:01, sede meus imitadores com eu de Cristo. E qual é tua condição frente a esta Palavra?

Veja ainda o que a Bíblia continua dizendo sobre o assunto.

Ev. João 6:32, 33, 35 e 54 - disse-lhes pois Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do Céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do Céu.

Porque o pão de Deus é aquele que desce do Céu e da vida ao mundo.

E Jesus lhes disse: Eu sou o Pão da Vida: Aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no ultimo dia.

Romanos 4:14 - Porque, se os que são da Lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.

Romanos 8:3 - Porquanto o que era impossível à Lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;

E Simeão os abençoou, e disse a Maria sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado. E uma espada transpassará também a tua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.( Lucas 2:34,35).

Atos 13:39 - E de tudo o que, pela Lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.

II Coríntios 3:7 e 8 - E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória no seu rosto, a qual era transitória,

Como não será de maior glória o ministério do espírito?

Você prezado irmão, e amigo que lê este estudo, em qual ministério você está, de Jesus ou de Moisés?

Qual a unção que você recebeu?

Veja o que Deus diz sobre isto.

A Salomão: - Eis que fiz segundo as tuas palavras. Eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará (I Reis 3:10 e 12).

Porém à igreja, disse Deus em I João 2:20 - E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.

Quem é este santo senão o Senhor Jesus Cristo?

Então veja que a igreja não tem unção de nenhum dos profetas ou apóstolos ou outra pessoa ou ser, e sim de Jesus Cristo que é o espírito santo derramado sobre todo aquele que invoca o Seu Nome (Atos 2:38 - e disse -lhes Pedro (cheio do Espírito Santo):  Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do espirito santo;) ainda que haja perseguição contra a igreja, isto é para que se cumpra a palavra, veja a seguir:

Mateus 10:22 - E odiados de todos sereis por causa do meu Nome: Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Após ler este estudo e o prezado quiser estar ou continuar no ministério de Moisés, debaixo da Lei deve observar o texto abaixo:

Tiago 2:8, 9 e 10 - Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a Lei Real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela Lei como transgressores.

Porque qualquer que guardar toda a Lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.

Deus os abençoe e ajude a compreender as coisas espirituais.

Obra em Restauração

Ibitinga - SP

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. - Provérbios 3:5

Deixe seu comentário

Preencha os campos abaixo para comentar

Digite seu nome
Digite seu e-mail
Digite seu comentário
Igrejas que Militam na Obra em Restauração 2024 - Todos os Direitos Reservados