Carregando...
Atos 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

Igrejas que Militam na Obra em Restauração

Participe de nossos cultos. Encontre uma Congregação mais próxima de você.

Carregando ...

Artigo - Conheça Deus além do que a Bíblia diz, Ele te surpreenderá.

Conheça Deus além do que a Bíblia diz, Ele te surpreenderá.

“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor”. Oséias 6:3.

Publicado em 27/06/2020 - 2139 Visualizações - 0 comentários

Texto base:
“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor”. Oséias 6:3
O versículo acima, deixa claro que não devemos apenas conhecer a Deus, mas também prosseguir em conhecer. Sabemos que Deus é infinito, e que nesta vida nunca o conheceremos plenamente devido a sua grandiosidade, porém não podemos nos contentar apenas com o que ouvimos falar a respeito deste Deus, e sim a cada dia conhece-lo mais e mais.

Inspiração.
Este estudo surgiu a partir da reflexão mencionada abaixo, pois infelizmente muitos são os que nunca tiveram um encontro pessoal com Deus, e frequentam os locais de culto apenas em função das histórias que ouviram falar. As fontes são diversas, ouve-se de seus pais, seus pastores, ou até mesmo leem na Bíblia, todavia ainda são carentes de experiências particulares com o altíssimo. Necessitando ter um conhecimento pessoal de Deus em suas vidas, além do que a Bíblia diz.

Não podemos viver apenas como espectadores das histórias acontecidas na vida dos outros.
Esta semana indo eu ao mercado para comprar alguns alimentos, meditava na Palavra de Deus, e pensando em suas promessas, na sua grandeza, nos seus feitos, nas suas misericórdias que não tem fim, pude senti-lo bem do meu lado e comecei a glorificar o seu nome ali mesmo, dentro do carro.
Durante o percurso me lembrei de uma conversa que tive com um irmão da cidade de Ibitinga – SP, na qual ele lembrou das palavras uma irmã dizendo que não queria mais apenas viver das histórias bíblicas, e sim que queria ver o mesmo Deus da Bíblia agindo na vida dela.
A lembrança do que a irmã havia dito sobre as histórias bíblicas, veio após eu ter comentado que em Araraquara uma vez disse ao Pastor local:  “Acho maravilhoso os fatos bíblicos, onde é relatado sobre a ação de Deus na vida de Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Pedro, Paulo, João e tantos outros, porém o que mais me interessa é o que Deus pode e vai fazer em minha vida, e através de mim”.

Deus vai muito além das histórias relatadas na Bíblia.
Pela Bíblia sabemos que nem todos os feitos do Nosso Único Deus e Senhor Jesus estão escritos, pois seria impossível narrar todos os fatos, e se fosse relatar todos os milagres e realizações de Jesus, não haveriam livros suficiente. Veja: “Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém. João 21:25”. 
Apesar de não estar sendo adicionado na Bíblia, Deus ainda hoje pode realizar muitas maravilhas na vida de todos que nele crê, e com você não será diferente. Permita que o Deus narrado pelas histórias bíblicas, vá além das histórias e cause um impacto tremendo em sua maneira de viver, lançando fora tudo aquilo que o impede de conhece-lo plenamente, e de ser alcançado pelas bênçãos prometidas aos seus filhos.

O Deus de Abraão quer também ser o nosso Deus e transformar nossas vidas.
Nós já vimos muitas vezes a expressão “O Deus de Abraão, de Isaque e Jacó” sendo utilizada nas sagradas escrituras, mas precisamos lembrar que este também é o Nosso Deus, pois não há outro Deus além dele, e este Jesus, quer também fazer maravilhas em nossas vidas e através de nós, no entanto para que isso aconteça precisaremos conhecê-lo de fato, pois quando isso acontecer, será impossível não haver transformação em nossas vidas e consequentemente poderemos ser agentes de transformação também na vida daqueles que estão em nosso redor.

Conhecer é diferente de apenas ter ouvido falar sobre algo ou alguém.
Conhecimento significa: 1. “ato ou efeito de conhecer”,   2. “ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou da experiência”.
Sabendo seu significado, podemos afirmar que o conhecimento é o conjunto de informações que o indivíduo adquire por meio da sua experiência, aprendizagem, crenças, valores e compreensão sobre algo no decorrer da sua trajetória. A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões.

Quais são as experiências que você tem tido com Deus?
Vemos pela Bíblia que Jó embora sempre agradara a Deus através de suas atitudes, ainda assim faltava em sua vida um conhecimento pessoal de Deus, experiências concretas, as quais não deixariam dúvidas quanto ao real poder e ação de Deus em sua vida, pois ele mesmo disse que antes o conhecia apenas ter ouvido falar, mas depois de ter tido suas experiências particulares, suas provas, ele conseguiu ver a Deus, obviamente que ele não viu Deus fisicamente, todavia ele conseguiu enxergar a ação de Deus em seu favor, e usou a força de expressão “mas agora te vêem os meus olhos.”, veja o texto bíblico: “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Jó 42:5”.

Não fique sofrendo sozinho, clame por socorro e Deus te ouvirá.
A passagem de Jó deixa evidente que Deus quer se revelar à nós, e é por isso que ele nos permite passar por muitas situações, algumas bem difíceis até. E isso é para que possamos clamar à ele e pedir socorro.
Vemos que o povo de Deus estando no Egito sofreu por quase 450 anos, mas quando clamaram por socorro, foi enviado Moisés para tirá-los da escravidão.
“ E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó; E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição. Êxodo 2:23-25”.

A ignorância traz sofrimento e destruição.
Significado:
"Você sabia que em hebraico a palavra TREVAS é a mesma palavra para IGNORÂNCIA? Semelhantemente, a palavra para CONHECIMENTO em hebraico e em grego é a mesma para LUZ. Assim, quando falamos sobre o mundo ou o reino das trevas e o reino da luz ou o Reino de Deus, não estamos falando sobre lâmpadas ligadas ou desligadas. Estamos falando de ignorância e conhecimento. O príncipe das trevas é o príncipe da ignorância. Ele governa pela ignorância. Onde quer que você seja ignorante, ele conquistará uma base de apoio". Myles Monroe - Livro Cidadãos do Reino - Editora Chara
A Bíblia: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Como eles se multiplicaram, assim pecaram contra mim; eu mudarei a sua honra em vergonha. Oséias 4:6,7”
Não permita que o príncipe das trevas domine sobre você, esforça-te por ter um relacionamento concreto com Deus, santifique-se, aproxime-se de Deus, pois foi o que aconselhou Tiago: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tiago 4:8”.

As experiências com Deus são infinitas, e só teremos estando perto dele.
Passagens em Gênesis e Oséias nos mostram isso:
O propósito de Deus sempre foi e ainda é que seu povo esteja junto dele, tendo experiências constantes, e se relacionando com ele todos os dias. Haja vista o que vemos no livro de Gênesis: 
“E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? Gênesis 3:8,9”;
E no livro de Oséias: “Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.  Oséias 6:1-3”
Deus procura por adoradores:
Pela passagem de Gênesis vemos Deus passeando pelo jardim a procura por Adão, do mesmo modo que ele procura por verdadeiros adorares e ele disse “Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:22,23”
Existe uma promessa para aqueles que estão perto do Senhor Jesus:
Deus quer que nós o conheçamos e o adoremos de verdade, quando assim o fizermos poderemos contar com as bênçãos prometidas no livro de Oséias, onde ele afirma que se nós nos voltarmos à Ele, ou seja se estivermos diante do Senhor Jesus, poderemos ter a certeza de que qualquer ferida que ele fizer, ou permitir que tenhamos, ele mesmo a sarará. Nele também temos a certeza de que ele enviará a chuva no tempo certo, para nos garantir o alimento, que nos manterá vivos para prestarmos nossa adoração diante Dele.

Vale a pena ter conhecimento real de Deus.
Decisão difícil de Davi:
E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao Senhor: Muito pequei no que fiz; porém agora ó Senhor, peço-te que perdoes a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente. Levantando-se, pois, Davi pela manhã, veio a palavra do Senhor ao profeta Gade, vidente de Davi, dizendo: Vai, e dize a Davi: Assim diz o Senhor: Três coisas te ofereço; escolhe uma delas, para que ta faça. Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou. Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu. Então enviou o Senhor a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo determinado; e desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo. Estendendo, pois, o anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao Senhor, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai. 2 Samuel 24:10-17”. 
As experiências faz com que tomemos as deciões certas, como fez Davi:
Este texto nos mostra o que é ter conhecimento de verdade, pois a experiência de Davi com Deus, o levou a uma decisão difícil, porém acertada, pois embora ele mesmo reconhecendo seu erro, e também sabendo que horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo, mesmo assim ele preferiu cair nas mãos deste Deus, que é rico em misericórdia, e ele foi poupado. O conhecimento pessoal de Davi em relação a Deus, lhe permitiu saber que Deus teria misericórdia dele, e que cessaria sua ira. Precisamos aprender com Davi, e trazer o Deus das histórias bíblicas para nossas vidas, e fazer dele nosso refúgio e fortaleza.

Quando conhecemos a Deus, podemos ajudar na transformação da vida dos outros. 
Deus agindo através dos seus servos:
E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;  Atos 3:1-9”. 

Certeza em quem tem crido:
Se Pedro não tivesse conhecimento, uma experiência real com Deus, não teria a fé e coragem para determinar que o coxo levantasse e andasse, nem tampouco citaria o nome do Deus em quem ele cria, mas tendo sido usado em muitos outros milagres, pois sabemos que até sua sombra curava, e assim ordenou com fé “Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda”.

Pedro sendo um agente de transformação na vida do coxo:
O coxo teve a vida transformada, tendo deixado de ser mendigo e passado a poder trabalhar pelo próprio sustento, pelo conhecimento pessoal de Pedro com Deus, o qual sabia que o Nosso Jesus, Deus e Senhor não deixaria que seu nome fosse mencionado por um homem de fé, sem realizar o milagre esperado. A fé de Pedro foi tão tremenda que ele chamou a responsabilidade para si mesmo e disse ao coxo: “Olhe para nós” e depois disse mais “Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.”. Pedro tinha muito além de ouro e prata, ele tinha Jesus, o dono do ouro e da prata, que poderia fazer milagre na vida do coxo para que ele não precisasse mais ser envergonhado, ridicularizado, pedindo esmola e sim vivesse às suas próprias custas.

Conhecendo a Deus, ele nos revelará coisas tremendas e particulares.
Revelação particular ao apóstolo Paulo:

“Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)  Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.  2 Coríntios 12:1-4”.

Deus tem coisas especiais e particulares para revelar à cada um dos seu servos:
No texto acima o apóstolo Paulo fala de uma revelação que ele teve, e foi uma revelação particular, na qual ele viu coisas que não foi permitido nos falar. Quando conhecemos a Deus, vivendo as experiências que ele nos permite, este mesmo Deus tem prazer de nos revelar coisas tremendas, e fazer em nossas vidas coisas gloriosas, e muitas delas são particulares, impar, somente para nós e ninguém mais. 
Vemos um outro exemplo, pois Jesus tinha doze apóstolos, mas apenas Pedro, Tiago e João o viram glorificado, e na mesma visão também viram Moisés e Elias, Mateus  17:1-4, obviamente que os demais apóstolos tinham vida com Deus, o apóstolo Estevão inclusive morreu pelo evangelho, mas aprouve a Deus, escolher apenas a estes três para lhes conceder esta experiência maravilhosa.



Conclusão.
Vemos que Nosso Jesus, Único Deus e Senhor fez coisas indescritíveis, inumeráveis na vida de todos os seus servos, todavia não podemos ficar apenas como expectador daquilo que é feito na vida dos outros, precisamos acima de tudo trazer este Deus verdadeiro, das histórias bíblicas, para nossas vidas, desejando-o, vivendo com ele e para ele, adorando-o, servindo-o. Este é o sentido real de ser cristão, viver com Cristo, viver para Cristo, o conhecendo, tendo experiências reais através do nosso relacionamento diário com ele. 
Meu desejo é que você seja tremendamente abençoado com este estudo, e se torne benção também na vida de outros.

Deixe seu comentário

Preencha os campos abaixo para comentar

Digite seu nome
Digite seu e-mail
Digite seu comentário
Igrejas que Militam na Obra em Restauração 2024 - Todos os Direitos Reservados