Carregando...
Atos 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

Igrejas que Militam na Obra em Restauração

Participe de nossos cultos. Encontre uma Congregação mais próxima de você.

Carregando ...

Artigo - QUEM É MEU PRÓXIMO?

QUEM É MEU PRÓXIMO?

Certo dia quando chegava para pegar meu carro no estacionamento de um hipermercado, aproximou de mim uma mulher, seu aspecto era assustador, pois estava toda suja com aparência de estar muitos dias sem tomar um banho, portanto com odor forte, roupas sujas e rasgadas, carregando uma sacola também muito suja, não me lembro o teor da conversa, mas aconteceu algo que marcou minha vida.

Publicado em 29/06/2015 - 3406 Visualizações - 0 comentários

Certo dia quando chegava para pegar meu carro no estacionamento de um hipermercado, aproximou de mim uma mulher, seu aspecto era assustador, pois estava toda suja com aparência de estar muitos dias sem tomar um banho, portanto com odor forte, roupas sujas e rasgadas, carregando uma sacola também muito suja, não me lembro o teor da conversa, mas aconteceu algo que marcou minha vida.

Ela me chamou, conversamos um pouco e ao sair à mesma me agradeceu por ter-lhe dado atenção, pois segundo ela toda vez que se aproximava de alguém e chamava, as pessoas viravam as costas e não queria nem saber o que ela tinha a dizer.

Esse fato marcou minha vida porque quantas vezes eu havia feito a mesma coisa, virado as costas para pessoas com esse aspecto, e na verdade ela não queria dinheiro e sim alguém que lhe desse atenção.

Chamo a atenção dos amigos e irmãos para fazer uma reflexão sobre nossa vida de cristão, quantas vezes Deus nos dá a oportunidade de falar da salvação que nós alcançamos gratuitamente, mas ficamos escolhendo o tipo certo de pessoa, segundo a nossa visão, para poder falar, enquanto Jesus afirmou que não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos (Mateus 9:12).

A Bíblia nos relata (Lucas 10:25 a 37), que um doutor da lei querendo experimentar Jesus, pergunta o que precisa fazer para herdar a vida eterna?

Jesus pergunta lhe o que está escrito na lei? E como lês tu?, a resposta dele foi: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo”.

Jesus então mandou ele fazer isso que ele viveria, mas ele querendo justificar pergunta para Jesus: “quem é meu próximo?”, e Jesus conta-lhe a história do bom samaritano (Lucas 10:30 a 37).

Irmãos o que vemos aqui é que muitas vezes nós procuramos justificar as nossas falhas e muitas vezes não procuramos guardar as palavras de Jesus, sendo que apenas guardando Suas palavras é que seremos salvos.

Esse relato do bom samaritano, faz nos pensar, que este fato poderia ter ocorrido com qualquer um de nós. Quem nunca presenciou um acidente de transito e foi verificar o que aconteceu? mas como não conhecia a vítima, virou as costas e foi embora.

Amar ao próximo da mesma forma que nós nos amamos é algo que muitas vezes não damos a devida atenção, mas é muito sério, quantas pessoas que conhecemos que não gosta do patrão? Do amigo? Do vizinho? E pior muitas vezes de alguns irmãos que o consideramos chatos?

Enquanto a palavra de Deus nos afirma que sem paz e sem santificação ninguém verá a Deus (Hebreus 12:14), como pode alguém não gostar de algum irmão? Sendo que a Bíblia fala que se dissermos que amamos a Deus, mas não conseguimos amar nosso irmão somos mentirosos. (1 João 4:20).

O texto de Lucas 10 é muito mais profundo do que muitas vezes citamos, porque foram citados três personagens: Sacerdote, Levita e o samaritano.

A pergunta é: O que fazia o sacerdote? O que fazia o levita? E o que representava o samaritano?

De acordo com a palavra de Deus o sacerdote era responsável por santificar sua vida, para oferecer sacrifício pelos pecados do povo, vivia no templo ensinando o povo sobre a lei, enquanto o levita era responsável por cuidar do templo, do louvor e dos instrumentos e o samaritano?

O inimigo, ou seja, era odiado porque quanto o povo de Israel foi vencido pelos Assírios, foi colocado em Samaria povos estranhos com cultos estranhos e deuses estranhos (II Reis 17).

Embora o sacerdote ensinava para o povo a lei, ele mesmo quando voltava para sua casa talvez muito cansado, com pressa e saudades da família, pára dá uma pequena olhada e percebe que se tratava de um estranho qualquer, simplesmente vira as costas e segue seu caminho.

Quantos obreiros da casa de Deus não têm feito a mesma coisa?

Ensinado o povo de Deus a amar os irmãos e os inimigos, exortam quanto a santificação, mas muitas vezes não conseguem amar os irmãos, a cidade, o bairro onde mora e as pessoas que o rodeira.

O levita era um religioso, fazendo alguma atividade no templo, quem sabe um cantor? Ou musico? Ou alguém responsável pelo templo?

Você poderia ser esta pessoa que louva a Deus com instrumentos, ou quem sabe canta no coral, ou no circulo de oração, grupo de jovens, crianças ou adolescente?

Quantas vezes Deus já colocou alguém no seu caminho, necessitado de apenas ouvir uma palavra amiga, ou receber um abraço, mas devido a estar com pressa reclamamos, murmuramos e perdemos a oportunidade de falar do amor de nosso Deus, que mesmo sendo pecadores Ele nos amou e morreu na cruz do calvário para oferecer a cada um de nós o direito de sermos chamados filhos de Deus.

Dizer a alguém que o amamos é fácil, demonstrar amor é mais difícil, Deus fez isso por nós, que mesmo sem merecer, na hora da morte, depois de ser cuspido, insultado, ferido e carregado aquela cruz, disse as seguintes palavras: “Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34).

Você é capaz de perdoar alguém que lhe ofendeu, sem causa?

Por acaso existe alguma pessoa que você não gosta por ser mesquinha, ou por lhe ter lhe causado algum mal?

Na parábola Jesus mencionou que quem usou de misericórdia, foi o samaritano, alguém que servia outros deuses, não fazia parte mais do povo de Israel porque foram misturados vários povos, será que nós também vamos deixar que pessoas sem Jesus exercitem o amor em nosso lugar?

Quem sabe alguém para justificar pode perguntar, mas quem é meu próximo?

Este resposta é muito simples de responder, olhe ao seu lado agora, e descubra quem esta perto de você, ao sair na rua olhe veja quem esta a seu lado, da mesma forma na igreja, no trabalho, na escola e todos os lugares que você estiver, sempre terá alguém próximo, e esta pessoa é que você deve amar da mesma forma que você se ama, principalmente os domésticos da fé, isso parece difícil?

Mas é o que Jesus requer de cada um de nós “vai a faça a mesma coisa”, ou seja, ame cada um o seu próximo.

Que Deus abençoe a todos em nome do Senhor Jesus.

Pastor Izaias Lopes do Carmos - Igreja que está em Ribeirão Preto militando na Obra em Restauração.

Obra em Restauração

Ibitinga - SP

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. - Provérbios 3:5

Deixe seu comentário

Preencha os campos abaixo para comentar

Digite seu nome
Digite seu e-mail
Digite seu comentário
Igrejas que Militam na Obra em Restauração 2024 - Todos os Direitos Reservados