Carregando...
Atos 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

Igrejas que Militam na Obra em Restauração

Participe de nossos cultos. Encontre uma Congregação mais próxima de você.

Carregando ...

Artigo - A Chave

A Chave

Com a chave, você abre a porta de um carro, pode até ligá-lo, mas se não souber dirigir ou como desligar o alarme, você não sairá do lugar e, em vez de lhe ser útil, lhe trará prejuízos.

Publicado em 29/06/2015 - 3265 Visualizações - 0 comentários

Com a chave, você abre a porta de um carro, pode até ligá-lo, mas se não souber dirigir ou como desligar o alarme, você não sairá do lugar e, em vez de lhe ser útil, lhe trará prejuízos.

Um carro, além de guiarmos, precisa ter alguns cuidados com ele:

1.     Verificar a quantidade de Combustível;
2.     Verificar o óleo do motor, câmbio e do freio;
3.     Verificar a calibragem dos pneus;
4.     Se os freios estão funcionando ou não;
5.     O motor e câmbio devem estar em perfeito estado;
6.     Verificar a água do radiador;
7.     Faróis e Piscas;
 

Enfim, tudo deve estar em perfeito estado, como também ter a carteira de habilitação e o documento do veículo.
Salomão escreveu:- “Comparando uma coisa com a outra para achar a causa”. Eclesiastes 07:27.
“E Jesus disse:- Se vos falei de coisas terrestres e não crestes, como crereis se vos falar das Celestiais?” Ev. João 03:12.

A palavra de Deus nos ensina que devemos orar e vigiar. “Vigiai e Orai, para que não entreis em tentação”. Marcos 14:38

Sabemos que a oração é a chave, mas será que só orar resolve?

Quantas vezes, nós oramos, pedimos algo a Deus, sem sabermos se temos condições de utilizarmos o que estamos pedindo a Deus. Devemos orar, mas também vigiar.

Quando pegamos a chave do carro, devemos verificar a sua condição e o que vamos fazer com aquela chave e, se vamos a algum lugar ou não.

Assim é a oração, quando falamos com Deus temos que saber o que queremos, e o que vamos fazer com aquilo que o Senhor nos der, isto é, devemos saber o que estamos pedindo e para que estamos pedindo. Aí está a importância de vigiarmos, para não danificarmos a nossa fé, a nossa comunhão com Deus ao acharmos que Ele não nos ouve, ou que Ele nos abandonou.

A vigilância implica em verificarmos se o freio está em perfeito estado, para podermos parar diante do erro, do mundanismo, dos convites que “amigos” nos fazem e, nos levam a ruína espiritual, como festas mundanas, bebida alcoólica, drogas, as baladas, etc.

A Bíblia ensina:- “As más companhias corrompem os bons costumes”. 1 Coríntios 15:33

Verificando que os freios não estão bem, devemos ver o nível do óleo de freio e, imediatamente buscar o óleo da unção, para que seja derramado sobre nós. “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”. Eclesiastes 09:08.

Na cabeça estão os pensamentos, por isso, você precisa deste óleo celestial, para que ninguém “faça a sua cabeça” e você consiga frear diante de caminhos que não levam a salvação. Frear é ter domínio próprio. “Use o capacete da Salvação” (Efésios 06:17) que te protegerá de maus pensamentos.         Verificar o motor, o óleo do motor e a quantidade de combustível para saber até onde ele agüenta e o momento que precisaremos abastecer, para não corrermos o risco de ficarmos no meio do caminho.

O motor é o nosso coração, nesta parte envolve os nossos sentimentos, a nossa fé, a nossa força, se estiver faltando óleo o motor pode fundir, por isso, devemos encher do Espírito Santo, deixar que Ele controle nossa vida, ouvindo o conselho da palavra de Deus; “Dai-me filho meu o teu coração” – Provérbios 23:26. Devemos entregar o nosso coração a Cristo, (Preparado está o meu coração ó Deus - Salmos 57:07 e 108:01), isto requer renúncia, renunciar o nosso eu e deixar Cristo agir. “Já não vivo, mas Cristo vive em mim” – Gálatas 02:20. “Não vos embriagueis com vinho, em que há devassidão, mas enchei-vos do Espírito” – Efésios 05:18. O Espírito de Deus é o melhor combustível para podermos caminhar, a sua unção é o melhor óleo. “Não Extingais o Espírito” – 1 Tessalonicenses 05:19. Deixando Ele nos encher, seremos fortalecidos. “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu Poder” – Efésios 06:10. Assim você poderá caminhar. “Posso todas as coisas naquele que fortalece” – Filipenses 04:13. “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por Aquele que nos amou” – Romanos 08:37.

A limpeza é um fator muito importante, pois se o vidro estiver sujo por exemplo, dificulta a visão. Na vida espiritual é assim também, se não estivermos purificados de nossos pecados, a nossa visão espiritual estará embaçada e, não conseguiremos enxergar as mãos de Deus estendidas em nosso favor, mas “O sangue de Jesus Cristo, nos purifica de todo pecado” – 1 João 01:07, por isso, devemos buscar a palavra de Deus, meditar nela dia e noite e, não a apartar de nossa boca (Josué 01:08), e é esta palavra que nos purifica. “Vós já estais limpo por causa da palavra que Eu vos tenho falado” – Ev. João 15:03.

Devemos também verificar os faróis; Luz alta e luz Baixa. O comum é quando está mais claro usarmos luz baixa e quando está mais escuro usarmos luz alta, quando estamos entre os Cristãos quase não aparece a nossa luz, mas entre os não Cristãos deve aparecer. O nosso testemunho como Cristão é muito importante, pois fomos chamados para ser a luz do mundo – Mateus 05:14. Quando vem a dificuldade da vida, a provação, é hora de usarmos a luz alta, acelerarmos mais, isto é, estar mais alerta, ter mais vigilância, mais oração, mais dedicação e, automaticamente mais aceleração, mais se exige do motor, gasta mais combustível, por isso, devemos verificar tudo isto, senão não agüentamos e paramos no meio do caminho.

Não devemos esquecer dos piscas, que indica para que lado devemos virar. Estar sempre alerta a este detalhe, para nunca virarmos para o lado do pecado, o lado do mal; se começarmos a dar seta para o lado do mal, isto é, começarmos a ter desejos mundanos, devemos logo ir ao Eletricista para que Ele possa consertar. Este Eletricista é aquele que diz: “Haja luz, e houve luz” – Gênesis 01:03. Não há problema que Ele não resolve, se tua luz está fraca, se as lanternas não funcionam corretamente, os piscas pendem para o lado do erro, estude a palavra de Deus que Ele falará contigo. Davi quase desviou seus Pés para o engano, pois começou a ver a prosperidade dos ímpios, mas quando entrou no santuário de Deus, chegou à conclusão que Deus é bom para com os limpos de coração, mas o fim do ímpio será terrível – Salmos 73: 01 a seguir. O Senhor Deus te iluminará e fará a tua luz brilhar na direção certa e de forma correta, pois a sua palavra é “Lâmpada para os nossos pés e luz para nossos caminhos” – Salmos 119:105.

É bom sempre lembrar de verificar a calibragem e as condições dos pneus, pois pneus vazios não podem rodar e, não rodando não vão a lugar nenhum, assim o crente vazio da palavra de Deus, vazio da Graça de Deus, não vai a lugar algum. “Devemos calçar os nossos pés na preparação do Evangelho da Paz” – Efésios 06:15. Os pneus não podem estar “carecas” se não é fácil de estourar, assim a palavra de Deus deve estar sempre presente na vida do crente, porque o caminho é estreito e cheio de espinhos que podem ferir nossos pés, caso estivermos despreparados, mas se estivermos preparados conseguiremos caminhar. “Quão formosos são os pés dos que anunciam as boas novas” – Romanos 10:15.

Outra parte que deve estar na lista de revisão é o câmbio, pois é ele que deve ser manuseado para mudança de marcha, conforme a velocidade que estamos correndo. “Corramos com perseverança a carreira que nos está proposta” – Hebreus 12:01. Muitos correm no estádio, mas só um que leva o prêmio, correi de tal maneira que o alcanceis “– 1 Coríntios 09:24. Devemos saber como está as condições do câmbio e como ele funciona, para  usarmos na forma correta e a hora certa de mudar a marcha. Não adianta querer” “sair com tudo”, mas também não pode ficar parado (“Levantai e andai! porque o vosso descanso não é aqui” – Miquéias 02:10), tem que ir gradativamente, mudando a marcha conforme aumenta a velocidade, não pode deixar em uma marcha só, deve crescer gradativamente. “Crescei na Graça e no Conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” – 2 Pedro 03:18. “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” – Oséias 06:03. Deve se observar se está faltando óleo no câmbio, deve se buscar de Deus o óleo e completar. “É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba , a barba de Arão, e que desce a orla de suas vestes” Salmos 133:02 Observe que a barba não cresce da noite para o dia, ela cresce gradativamente, e quando você coloca o óleo ele vai descendo e lubrificando toda engrenagem, assim a unção de Deus, lubrifica todo ser do Cristão, desde a sua mente (cabeça) até mesmo as suas vestes. Deus transforma o interior, e isto reflete no exterior.

A água é um fator muito importante, pois se faltar água no radiador, o motor não se resfriará e poderá trincar o cabeçote e fundir. Assim os problemas da vida podem vir a esquentar-nos e, muitas vezes, com a “cabeça quente”, desesperamos e agimos impensadamente, mas o Senhor é aquele que nos guia e “refrigera a nossa alma” – Salmo 23:03. “Se alguém tem sede, vem a mim e beba.Quem crer em mim como diz as escrituras, rios de água viva fluirão do seu interior” – Ev. João 07: 37 e 38.

E por fim verificamos se temos as documentações necessárias para podermos dirigir. Temos que ter a documentação do veículo e a carteira de habilitação. Para possuir a carteira de motorista é necessário ter os documentos pessoais (CIC, RG), estudar as leis do trânsito, fazer provas e passar nessas provas. Na vida espiritual, para ser habilitado, também deve-se estudar a palavra de Deus e conhecer seus mandamentos. “Não aparte da tua boca o livro desta lei, mas antes medita nele dia e noite” – Josué 01:08. Tem que passar pelas provas. “Primeiro sejam provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis” – 1 Timóteo 03:10. “Obreiro aprovado...” – 2 Timóteo 2:15. Ter os documentos pessoais (O batismo em Nome do Senhor Jesus Cristo – Atos 02:37 e 38), isto é, a certidão de nascimento, “nascer da água e do Espírito” Ev. João 03:05. Estes são os primeiros requisitos e, são pessoais, a própria pessoa deve buscar.

Após ter a carteira de habilitação (Atos 06:03) é necessário ter a documentação do veículo, e esta no sentido Espiritual é a Igreja que fornece. “E oraram e o Espírito Santo mostrou Paulo e Barnabé” – Atos 13:02 ao 04.

A Igreja através do Pastor (que é o Anjo da Igreja) ou o colegiado de Pastores (Atos 06:03 e 15:25), que têm autoridade de dar este documento e, não pode ser dado a quem não é habilitado para exercer a função, porque se você der uma condução a quem não é habilitado, ainda que ele ache que é, corre-se o risco de ser multado e, a multa é do veículo e não pessoal; quem paga a multa ou quem sofre o dano é a Igreja. Se acontecer algum “acidente” sofre tanto a Igreja, como quem recebeu a ordem da Igreja sem estar pronto para exercer a função, mas quem sofre a maior parte do dano? Não é a Igreja? Por isso a Igreja deve orar buscando a direção de Deus, antes de separar alguém, seja para qual cargo for. Após verificar todos estes itens, e ter a certeza que está tudo OK, aí sim você pode pegar a chave, mas lembre-se:

Não ande acima da velocidade e respeite os sinais. Tem crente que pelo fato de ter recebido um cargo na Igreja, ele se sente que pode fazer tudo, que já manda em tudo, que não precisa respeitar ninguém, que o Pastor já não sabe mais nada, e alguns ainda têm a coragem de dizer: Eu também sou ungido.

Cuidado! Sua carteira de habilitação pode perder pontos e até ser bloqueada; aí você terá que começar tudo de novo.

Para ajudá-lo no check-up geral, existe o painel do veículo, onde mostra alguns dados do veículo (óleo, combustível, bateria, velocidade, quanto já percorreu, etc.), por isso a seguir estaremos mostrando alguns ensinamentos Bíblicos, que servirá como painel, onde você poderá verificar as condições de seu veículo, isto é, a sua vida Cristã.

Não se esqueça do segredo do alarme, OK?

“Permanecer em comunhão com Deus, pois sem Ele você não sai do lugar”.

“Sem mim nada podeis fazer” Ev. João 15:05.

Medite: Efésios 06:10 a seguir.

“Revesti-vos de toda armadura de Deus... E depois de ter feito tudo ficai firmes”

Ore a nosso favor, para que sempre Deus possa nos dar palavras para transmitirmos.

Estudo escrito em 21/10/2005, pelo Pr. William César de Lima Salustiano.

Obra em Restauração

Ibitinga - SP

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. - Provérbios 3:5

Deixe seu comentário

Preencha os campos abaixo para comentar

Digite seu nome
Digite seu e-mail
Digite seu comentário
Igrejas que Militam na Obra em Restauração 2024 - Todos os Direitos Reservados