Carregando...
Atos 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

Igrejas que Militam na Obra em Restauração

Participe de nossos cultos. Encontre uma Congregação mais próxima de você.

Carregando ...

Artigo - A invocação do nome, no batismo

A invocação do nome, no batismo

Em Atos dos apóstolos, capitulo dois, a bíblia nos relata sobre as primeiras conversões, foi ali em Jerusalém que houve o primeiro batismo, onde foram batizadas quase três mil almas, Atos 3:41, receba de bom grado também essa palavra de Deus, ou seja, de todo o teu coração.

Publicado em 29/06/2015 - 4406 Visualizações - 0 comentários

Quando o Senhor Jesus disse em Mateus 28:19, sobre batizar em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ali ele estava na galiléia, Mateus 28:10 Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer aos meus irmãos que vão a Galileia, e lá me verão. Em Mateus 28:19, houve um mandamento uma ordenança e não um batismo, pois o arrependimento e a remissão dos pecados deveria ser pregado em todas as nações começando por Jerusalém, e não pela galiléia, veja; Joel 2:32, porque, no monte de Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o Senhor tem dito, e nos restantes, que o Senhor chamar, O Senhor falou para eles. E eis que sobre vós envio a promessa do meu Pai: Ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder,vLucas 24:47, Veja,

O Senhor Jesus fala aos discípulos, ficai em Jerusalém, E em seu nome se pregasse o arrependimento e remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém, veja! Começando por Jerusalém, então amados, quando o Senhor Jesus deu a ordenança do batismo, em Mateus 28:19,  não houve batismo, ali, creia nisto, e outra, em Lucas 24:45, foi onde o Senhor Jesus abriu o entendimento dos discípulos, para compreenderem as Escrituras,  pois até ali, eles não haviam entendido a palavra de Deus, então abriu-lhes o entendimento, para compreenderem as Escrituras. Peça para o Senhor te abrir o entendimento para que você possa compreender as Escrituras, pois certamente nesse estudo, vamos relatar sobre um assunto que certamente irá tocar, e derrubar os teus conhecimentos.

Em Atos dos apóstolos, capitulo dois, a bíblia nos relata sobre as primeiras conversões, foi ali em Jerusalém que houve o primeiro batismo, onde foram batizadas quase três mil almas, Atos 3:41, receba de bom grado também essa palavra de Deus, ou seja, de todo o teu coração.

O Senhor falou para eles. E eis que sobre vós envio a promessa do meu Pai: Ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder, Lucas 24:49, para se começar a executar a palavra de Deus, tem que ser  revestido de poder, então eles foram para Jerusalém, e lá ficaram em oração, reunidos em um mesmo lugar, Atos 2:1, E, cumpriu-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente eles se encheram do poder de Deus, ou seja do Espírito Santo, Atos 2;4, E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

E ali em Jerusalém se dava no momento a festa das colheitas, onde cada um trazia os frutos da terra para apresentarem naquela festa, e ali, em Jerusalém,  habitam pessoas de varias nações do mundo, Atos 2:5, E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

Notem bem amados, enquanto eles estavam cheios do poder de Deus, o poder era tão grande que as pessoas que estavam, na festa, ouviram eles glorificarem a Deus, o poder de Deus, derruba qualquer festa! E todos vieram ali onde eles estavam, para verem o que estava acontecendo, leia, Atos 2:6, E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. Note bem aquela multidão os ouvia falar em suas próprias línguas em que eram nascidos, veja bem! o que a bíblia relata sobre as nações que ali estavam, eram: Partos e medas, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judeia, e Capadócia, Ponto, e Ásia e Frígia e Panfília, Egipto e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos os temos ouvido, nas nossas próprias línguas, falar das grandezas de Deus, alguns dizem que Pedro é quem estava falando, a bíblia não diz isso! Pois eles estavam falando as grandezas de Deus! A bíblia diz que todos foram cheios do Espirito Santo, veja bem! Todos, inclusive Pedro.

E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?

Isso amados é a vontade de Deus, o plano de Deus para a salvação daqueles que crêem, que aceitam a sua palavra, como ela é, que negam os seus conhecimentos, e passam a crer somente  e de todo o coração, e a praticaram somente o que o Senhor Jesus revela. Não seja como os que zombam, mas aceite a palavra, e a pratique.

1  Atos 2:14, Pedro, porém, pondo-se em pé, com os onze,  e disse, que aquilo que estava acontecendo foi dito pelo profeta Joel, Atos 2:16,21, e nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões e os vossos velhos sonharão sonhos;

E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão.

1   E farei aparecer prodígios em cima, no céu, e sinais em baixo, na terra, sangue, fogo e vapor de fumo.
2   O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;

E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Veja como termina a profecia de Joel, E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, para ser salvo amado, é necessário invocar o nome do Senhor, este invocar o nome do Senhor, não se refere a clamar, ou pedir ajuda, mas está se referindo a salvação, através da invocação do nome do Senhor, pois veja bem: sobre toda a carne seria derramado o Espirito do Senhor, isso é promessa de Deus, e Deus é fiel a sua palavra, muitos profetizam em nome do Senhor, pregam em nome do Senhor, curam em nome do Senhor, revelam em nome do Senhor, expulsam demônios em nome do Senhor, mas não batizam em nome do Senhor, a bíblia relata que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

A invocação do nome do Senhor para a salvação, vem através do Batismo nas águas, quando se é invocado o nome do Senhor, agora vem a pergunta, qual é o nome do Senhor, para que possa ser invocado?

Lucas 24:47, e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão sos pecados em todas as nações, começando por Jerusalém, arrependimento se alcança após ouvir a palavra de Deus, e se arrepender, crendo que é um pecador, remissão dos pecados encontra-se após se arrepender, e ser batizado no nome do Senhor.

Lucas escreveu em seu nome, ou seja,  no nome do Senhor Jesus , que se encontra o arrependimento e a remissão dos pecados. Lucas 24:47.
Após converte-se Tomé declarou, reconheceu quem é o Senhor Jesus, João 20;28, Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu, olha ai o nome do Senhor, para ser invocado, Tomé disse, Senhor meu, a quem ele chamou de Senhor meu? A Jesus! Esse é o nome do Senhor, Senhor Jesus Cristo.

1  Veja também, o que toda a língua vai confessar, sobre quem é o Senhor, Filipenses 2:10,11,  Para que, ao nome de Jesus, se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Jesus Cristo, esse é o nome do Senhor o qual o profeta Joel relatou, que todo aquele que invocasse o nome do Senhor será salvo.

Veja o que disse o anjo do Senhor para José: Mateus 1:23, E dará à luz um filho, e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados,.

O texto diz; e Ele salvara o seu povo dos seus pecados, note bem,  Ele Salvará o seu povo, note a profecia de Joel, e todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, a maneira pela qual o Senhor Jesus, salva o o seu povo é através do batismo nas águas, veja o que está escrito no livro de Marcos 16:15, Quem crer e for batizado será salvo: mas quem não crer será condenado.

Veja bem, quem crer e for batizado será salvo, note; a salvação é realmente através da fé, quando se crer no Senhor Jesus, e através do batismo, quem crer e for batizado será salvo.

Veja também: o que Ananias falou para Saulo no livro de Atos 22:16, E, agora, por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.

Note bem a revelação que Ananias servo do Senhor entregou a Saulo, Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados invocando o nome do Senhor. Compare com a profecia de Joel, Joel 2:32; E há de ser que, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, já vimos qual é o nome do Senhor, então sabemos em que nome batizar, Saulo recebeu o batismo em nome do Senhor, em nome e não nos nomes!

Quando no livro de Mateus 28:19, o Senhor Jesus nos fala acerca do batismo, ali Ele nos fala em um tipo de parábola, Marcos 4:11: E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas, aos que estão de fora, todas estas coisas se dizem por parábolas, Ore a Deus para que te seja revelada essa palavra de salvação, pois quem não à entende e não a pratica, não é discípulo do mestre, veja esta explicação de Mateus 28:19.

Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; veja bem! A palavra fala batizando em nome, singular, e não nomes, plural; já sabemos que o salvação, invocando nele o nome do Senhor, assim nos diz a palavra no livro de Livro de Atos 4:12, E em nenhum outro há salvação, porque também, debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos. Medite nisso! Salvação só no nome do Senhor Jesus, em nenhum outro nome há salvação, não há outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos, há não ser no nome do Senhor Jesus.

Em nome do Pai.

Em nome do Pai, primeiro, pai não é um nome próprio de uma pessoa! Pai é um substantivo comum que indica uma pessoa que tem um nome próprio. Você pode ser pai, mas certamente o seu nome não é pai! Pai é um título que você recebe por ter gerado ou adotado um filho.

Veja! O Senhor Jesus não mandou batizar no nome Pai, mas sim em nome do Pai

II Tessalonicenses 2:16, E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, Senhor Jesus Cristo, nosso Deus e Pai, a palavra também nos fala em em Isaías 9:6: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz. O menino que iria nascer seria chamado de Deus forte e Pai da eternidade. O Senhor Jesus é o Pai da Eternidade, o Batismo é me nome desse pai, e não no nome Pai. Este é o verdadeiro nome do Pai, pois, o nome Jesus significa,¨Jeová salvador, ou Jeová é a Salvação. Veja Mateus 1:23, Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e chama-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco. o Senhor Jesus é esse Deus conosco.

Em nome do Filho.

Você também é filho, pois você certamente foi gerado, mas o seu nome não é filho! A palavra filho é um substantivo comum que indica uma pessoa que tem um nome próprio, e no batismo tem que ser usado o nome do Filho, é não o nome filho,  Mateus, 1:21: E dará à luz um filho, e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Não há duvidas quanto ao nome do filho, o batismo é no nome do Pai, e no nome do Filho, e não no nome pai e no nome filho, reflita nisso!

O nome do Espírito Santo.

Há um espirito dentro de você, mas quando alguém te chama, você só o atende se a pessoa te chamar pelo teu próprio nome e não de espírito, Espírito Santo não é um nome próprio de uma pessoa, mas Espírito Santo é um adjetivo, adjetivo é a palavra que dá qualidade aos seres, Espírito Santo,  o batismo tem que ser em nome do Espirito Santo, e não no nome Espírito Santo.

JO 14:26,  Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Aquele que é enviado em nome de alguém tudo que ele fizer, não pode fazer em seu próprio nome, mas no daquele que o enviou, a revelação está aqui”!

JO 14:16,  E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

JO 14:17,  O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

Veja bem amados, porque habita convosco e estará em vós, quem habitava com ele? O Senhor Jesus falou, vós o conheceis! Como se pode conhecer um espirito?

O Senhor Jesus não mandou os discípulos repetirem as suas palavras, mas, os mandou batizar em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo, e não no nome Pai, Filho, e Espirito Santo

Veja o batismo que foram realizados na bíblia, e em que nome foram feitos, nas não há um só batismo no qual se usou os títulos, Pai, Filho e Espirito Santo.

No livro de Atos 2:37,38, a bíblia nos relata sobre as primeiras conversões, ou seja o primeiro batismo realizado no nome, preste bem atenção e reflita em oração!

1  Atos 52:37, E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
Atos 2:38, disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

Note! O batismo foi realizado apenas no nome do Senhor Jesus, este é o nome que o profeta Joel falou, Joel :32, E há-de ser que, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Atos 2:39, Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.
Agora note que é o cumprimento da profecia do profeta Joel, veja o que Joel disse: Joel 2:32, assim como o Senhor tem dito, e nos restantes, que o Senhor chamar.

Pedro falou e a todos quantos Deus, nosso Senhor chamar, Joel disse, e nos restantes que o Senhor chamar, amado medite! a bíblia não se contradiz, ela se cumpre, receba este batismo pois ele foi profetizado pelo profeta Joel, e cumpriu-se no livro de Atos capitulo dois e versículo tinta e oito, veja mais!

CL 3:17,  E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Note! Tudo que for feito por palavra ou obra tem que ser feito em nome do Senhor Jesus, tudo é tudo!

EF 4:5,  Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; aqui a bíblia nos relata que há um ssó Senhor, não há dois nem três, quando a bíblia nos relata sobre uma só fé, ela está nos relatando sobre uma só maneira de crer, um só Senhor, um só caminho, que não há duas ou três maneiras de se servir ao Senhor, mas um só maneira, ou seja, uma só fé; um só batismo, ou seja da maneira certa , se você foi batizado duas ou três vezes, mas foi batizado da maneira errada, pode com certeza ser batizado novamente, mas da maneira certa, que é, em nome do Senhor Jesus.

EF 4:6, Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Há um só Deus não há dois ou três, há um só Deus, Deuteronômio 6:4, Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.

RM 9:5,  Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. O Senhor Jesus é o Deus bendito eternamente, amém e amém. Não existe outro Deus, é um só nome para salvação e um só Deus.

2 TS 2:16,  E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,

JO 10:30  Eu e o Pai somos um. Se são um, se são um, é um só nome para o batismo, veja! Mateus 28:19,Batizando em nome, um só nome.
Quando Felipe cheio de autoridade começo a pregar o evangelho em samaria muitos criam, Atos 8:2, Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.

1  Em que nome essas pessoas eram batizadas? Vejamos;  Atos 8;15,16, Os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo.
(Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus. Estas pessoas eram batizadas apenas em nome do Senhor Jesus, naõ há duvidas amados, aceite esse batismo em nome do Senhor Jesus!

Cornélio e a sua casa foram batizados invocando o Nome do Senhor

A Bíblia nos fala que é necessário que toda família no céu e na terra receba o nome do Senhor Jesus, EF 3:15,  do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome.

Paulo também foi batizado em Nome do Senhor.

JO 20:28 -  E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! A primeira confissão de Tomé depois de Crente foi, Senhor meu e Deus meu! Ele recebeu a revelação e exclamou, Senhor meu, Jesus, esse é o nome do Senhor.

FP 2:11,  E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

AT 19:1,  E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, AT 19:3,  Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. AT 19:5, E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. Olhe bem! Eles foram batizados em nome do Senhor Jesus, este é o verdadeiro nome que deve ser invocado na hora do batismo, conforme a palavra de Deus.

Atos 2:14, Pedro, porém, pondo-se em pé, com os onze,  e disse, que aquilo que estava acontecendo foi dito pelo profeta Joel.

Ev Luiz Carlos
Contato – ev.luizcarlos@obraemrestauracao.org

Obra em Restauração

Ibitinga - SP

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. - Provérbios 3:5

Deixe seu comentário

Preencha os campos abaixo para comentar

Digite seu nome
Digite seu e-mail
Digite seu comentário
Igrejas que Militam na Obra em Restauração 2024 - Todos os Direitos Reservados