Carregando...
Atos 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

Igrejas que Militam na Obra em Restauração

Participe de nossos cultos. Encontre uma Congregação mais próxima de você.

Carregando ...

Artigo - O QUE É NASCER DE NOVO?

O QUE É NASCER DE NOVO?

A ciência afirma que os filhos legítimos herdam e carregam em si as características de seus pais, as quais são transmitidas pelo DNA, porém se sabe que o ambiente também interfere nessas características.

Publicado em 04/04/2016 - 5453 Visualizações - 0 comentários

Clique e Instale Nosso App para facilmente ver nossos conteúdos.

No livro de João 3:5-7 Jesus disse a um homem chamado Nicodemos que seria necessário ele nascer de novo, e ele não entendendo sobre qual nascimento Jesus estava se referindo perguntou "Como pode um homem nascer, sendo velho? João 3:4". Vemos que esta mesma dúvida ainda permanecesse até os dias de hoje na mente de muitos.
Este estudo visa eclarecer o que é de fato nascer de novo, e quais são as características de alguém que é convertido e tem Jesus como Pai, pois nos é NECESSÁRIO NASCER DE NOVO!

Os filhos legítimos têm as características de seus pais. 

A ciência afirma que os filhos legítimos herdam e carregam em si as características de seus pais, as quais são transmitidas pelo DNA, porém se sabe que o ambiente também pode interferir nessas características.

Os filhos têm a personalidade do pai, sendo os aspectos comportamentais e também os físicos, porém algumas mudanças ocorrem durante a vida e muitas vezes acontecimentos externos podem influenciar nessas mudanças, pois o ambiente em que os filhos são criados interferem em sua conduta. O comportamento, entende-se como sendo as atitudes e reações do indivíduo, determinadas por fatores genéticos, ou seja, herdados do pai e também por fatores ambientais.

Diante destas afirmações, podemos afirmar que ser filho é herdar características tanto de comportamento quanto físicos, mas uma coisa é importante lembrar "Essas características podem ser alteradas por fatores externos", sendo assim convém advertir para que não se afaste do Pai, pois de outro modo você não parecerá ser filho dele.

O  texto afirma que um filho legítimo herda de seu pai suas características. Como base nestas afirmações pode-se concluir que se somos de fato filhos de Deus, precisamos ter em nós características que são de Deus, sendo elas: ter amor pelo nosso semelhante, levar uma vida de santidade, agir com justiça, se compadecer do próximo, ajudar as pessoas, podemos observar que estas características derivam de uma característica exclusiva de Deus, pois a Bíblia afirma que o homem ama, mas Deus é amor, ou seja, se somos verdadeiramente filhos de Deus, precisamos ter o amor em nossa essência, pois através dele todas as outras coisas serão possíveis.

Nos dias de hoje, aproximadamente 35% da população mundial se denomina Cristã, mas em contra partida vemos que pouco ou quase nada conseguimos perceber as características de Deus, em tanta gente que se diz cristã. Podemos afirmar que é fácil dizer, mas é difícil fazer, pois alguns fazem tal afirmação, por desconhecerem o que de fato é necessário para ser um verdadeiro cristão, muitos vão às igreja atrás da solução para seus problemas, no entanto não querem compromisso sério com o solucionador, não se sujeitão ao Deus Verdadeiro, digno de toda honra e de toda glória. Muitos querem as bênçãos de Deus, no entanto não se comprometem com o Deus das bênçãos, por isso não nascem de novo e consequentemente não carregam em suas características de Deus.

Alguns até fazem um ato de fé, tendo um compromisso  no princípio, porém com o tempo se afastam e deixam que os fatores e ambientes externos mudem sua personalidade e comportamento, a ponto de não se parecer nenhum pouco com Deus, que é o pai daqueles que o receberam, pois assim diz: João 1:12: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;“ e também está escrito: 1 Coríntios 13:1-8 "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;".

O maravilhoso projeto de Deus ao nos permitir nascer

Quando Deus nos permite nascer, significa que ele está nos concedendo uma oportunidade extraordinária de escrever nossa própria história, e obviamente uma história de conquistas, prosperidade, alegria, vitórias e milagres, mas acima de tudo uma história de dedicação exclusiva à ele, pois longe de Deus as coisas simplesmente não acontecem. É do ser humano querer transferir à outros a causa de suas derrotas, frustrações, etc. No entanto sabemos que cabe a cada um de nós decidir como será nossa breve passagem pela terra. É difícil ler ou até mesmo escutar falar nesta afirmação, mas a situação em que estamos, seja boa ou ruim, é fruto de nossas escolhas, pois em  algum momento decidimos trilhar pelo caminho que nos trouxe até ao local e momento que estamos.
Não podemos esquecer que muitas pessoas são atacadas todos os dias por agentes do diabo, são eles os estupradores, assassinos, roubadores, e tantos outros, mas mesmo assim as pessoas afetadas por todos estes ataques podem escolher se viverão presos aos males causados, ou ao invés disso, darão outro rumo à sua história.
Todos os dias ficamos sabendo dos estragos feitos pelo diabo, e que em sua maioria deixam marcas bem difíceis de esquecer, porém em contra partida, para aqueles que quiserem e ouvirem, estão abertos os braços de Nosso Senhor e Salvador Jesus, para curar qualquer ferida e enxugar dos olhos toda lágrima. Diante destas afirmações vemos que existe esperança, pois o nascer ou renascer é a única chance que temos de escrever uma história ao lado do ÚNICO DEUS E SENHOR JESUS CRISTO.

Necessário vos é nascer de novo.

João 3:1-21: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo..."

Não tem como renascer se não quiser morrer

João 12:24-26: "Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.".

Quem renasce renuncia a si mesmo

Mateus 10:38: "E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. "Mateus 16:25-26: "Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"

Dificuldades e recompensas por seguir a Cristo

Mateus 19:16-30: "E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? ..."

Nova aliança, que nos tira do pecado

Mateus 26:27-28: "E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lhe, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.".

Nascer de novo implica em mudar de vida

1 Pedro 1:1-25: "Graça e paz vos sejam multiplicadas. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,..."; "Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo ..."1 Pedro 2:1-12: "Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; Se é que já provastes que o Senhor é benigno; ..."; "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vos, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia ...".

A mudança acontece de dentro para fora

1 Pedro 3:1-22: "Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; Considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos;...".

Vivendo uma nova vida, guiado pelo Espírito Santo

1 Pedro 4:1-12: "Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus....".

Livres da escravidão do Pecado

Gálatas 5:1-26: "Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão."; "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei ...".

Essência X Aparência

A essência de uma pessoa que nasce de novo, muitas vezes não é possível enxergar a olho nu, pois só Deus consegue ver por completo, pois são características invisíveis. No entanto o fruto dessa essência é possível ver através das atitudes.  Podemos de uma forma bem simples exemplificar. Podemos garantir que Deus é amor porque suas atitudes demonstram essa característica invisível que faz parte de sua essência, e os frutos dessa essência vemos todos os dias quando acordamos e vemos a beleza do brilho do sol, ao sentirmos o vento soprando sobre nós, ou ao balançar as arvores, quando nos maravilhamos com a imensidão do universo, etc. Mas a maior expressão de amor foi quando a humanidade se encontrava perdida no pecado e Deus deixou o esplendor de sua glória, se fazendo carne para se entregar na Cruz por todos os que se haviam perdido.

Devemos ser imitadores de Jesus Cristo

1 João 2:1-6:" E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Àquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou".

Necessidade de oficializar o compromisso com Jesus Cristo através do batismo, recebendo seu nome para ter direito a herança que é a vida eterna

Mateus 28:19: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" Marcos 16:15-16” E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado

"Atos 2:38-39" E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar." Atos 19:1-7  "E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.

Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens. "João 1:1-18: "Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;"

Estudo Bíblico enviado pelo irmão Pedro Vieira - Araraquara - SP.

 
 

Deixe seu comentário

Preencha os campos abaixo para comentar

Digite seu nome
Digite seu e-mail
Digite seu comentário
Igrejas que Militam na Obra em Restauração 2024 - Todos os Direitos Reservados