Carregando...
Atos 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

Igrejas que Militam na Obra em Restauração

Participe de nossos cultos. Encontre uma Congregação mais próxima de você.

Carregando ...

Artigo - A BÍBLIA

A BÍBLIA

A bíblia foi escrita entre 1.000 e 160 AC, em língua hebraica; foi escrita em papiros, ou pergaminhos chamados "manuscritos" (quer dizer: escrito à mão); os homens que as copiavam eram chamados de escribas.

Publicado em 29/06/2015 - 2690 Visualizações - 0 comentários

A bíblia foi escrita entre 1.000 e 160 AC, em língua hebraica; foi escrita em papiros, ou pergaminhos chamados "manuscritos" (quer dizer: escrito à mão); os homens que as copiavam eram chamados de escribas.

A primeira tradução, feita para língua grega, em 300 AC se deu através de setentas sábios que moravam em Alexandria (Egito), onde muitos judeus habitavam.
Essa tradução se chama "A Septuaginta" versão mais usada no tempo de Jesus .Outras traduções sucederam a essa, em Aramaico e Latim. Nos tempos do exílio para Babilônia, a Palestina foi colonizada pelos Assírios e outras nações que introduziram a língua aramaica e os israelitas quando regressaram aceitaram a língua da então população do país. Assim o aramaico tornou-se a língua da Palestina, de Jesus e dos Apóstolos.

A mais célebre tradução para o latim, foi a VULGATA, tradução feita por S. Jerônimo cerca de 400 DC e serviu de base para as versões do Inglês e Português.
O Novo Testamento foi escrito em Grego e supõe que o primeiro livro a ser escrito foi a Epístola aos Tessalonicenses, sendo até então o evangelho transmitido oralmente, depois transcrito em textos chamados "logia" que formaram os elementos dos três primeiros Evangelhos.

O mais importante dos manuscritos antigos que hoje temos é o "O CÓDEX VATICANUS" e tem esse nome por pertencer ao Vaticano.

O primeiro Novo Testamento em português foi impresso em 1.516. A primeira tradução em português é de João Ferreira de Almeida, foi feita em 1.691, temos depois a do Pe. António P. de Figueiredo, em 1.778, e a brasileira por Saraiva em 1.790.

A Bíblia católica tem mais livros, os quais são chamados de "apócrifos" e "espúrios", isto é, sem autenticidade, falsos e sem inspiração divina.

A Bíblia foi escrita em 1.600 anos, por cerca de quarenta escritores, contém 66 livros e são chamados de "canônicos" por serem verdadeiros que tem a seguinte divisão e classificação:

BÍBLIA

Velho Testamento e Novo Testamento, respectivamente:  

Escrito em Hebraico.

39 livros.
929 capítulos.
29.314 versículos.
30 escrit. aproximadamente.
classificação:
5 Pentateuco 12 Históricos
5 Poéticos
5 Profetas Maiores 12 Profetas Menores
39 Total

Escrito em Grego.

27 livros. 260 capítulos. 7.559 versículos.
9 escrit. aproximadamente. classificação:
4 Biográficos l Histórico 13 Epistolas de Paulo 8 Epistolas Gerais l Profético
27 Total.
a) A BÍBLIA NÃO SE CONTRADIZ

A Bíblia quando corretamente interpretada não se contradiz.
Há várias "supostas" contradições e erros, mas a Bíblia é exata, se apresenta com inerência e jamais tentaremos mudar os nossos olhos, pois nos adverte Deuteronômio 4.2, Provérbios 30.6 e Apocalipse 22.18 e 19, para não acrescentarmos nem diminuirmos a Palavra que nos mandou o Senhor. Vejamos alguns exemplos do que alguns pretendem seja uma contradição:

a. l) SUPOSTO ERRO DE PAULO
Números 25.9 "...e os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil". I Corintios 10.8 "...e caíram num dia vinte e três mil". O apóstolo Paulo escrevendo por inspiração divina, declarou que 23.000 morreram em só dia, lia que se considerar o costume judaico de contar a menos para não pecar. Quando Paulo disse ter açoitado, disse ter tomado cinco quarentenas de açoites menos um.

a. 2) DAVI RECENSEANDO O POVO

II Samuel 24.9 "...E havia em Israel 800.000 homens de guerra, que arrancavam espada". I Crônicas 21.5 "...E era todo o Israel l. 100.000, dos que arrancavam espada".

a. 3) DESCENDÊNCIA DO CRISTO

Mateus capítulo 01 volta-se para o lado de José e Abraão Mostrando Cristo como herdeiro do trono de Israel, enquanto Lucas cap. 03 volta-se para o lado de Maria e Adão, enfatizando a verdadeira humanidade de Cristo, mostrando-o como a prometida semente da mulher (Gênese 3.15).

a. 4) SERMÃO DA MONTANHA

Mateus 5:1 "E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte..." Lucas 6.17 "E, descendo com eles, parou num lugar plano..." Conclui-se que houve dois sermões, um pregado na montanha aos discípulos e outro na planície â multidão. Mateus não estava no primeiro sermão (Mateus 9.9) e Lucas não estava no segundo

(Lucas 6.15).

a. 5) SUPOSTO ERRO DE MATEUS

Mateus 27:9 "Então se realizou o que predissera o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram..." Zacarias 1.12-13. "...dai-me o que é devido; e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do Senhor". Mateus escreveu sob inspiração, não poderia ser tão exato como Judas vs. 14, referente a profecia de Enoque. Uma profecia similar a esta se encontra em Zacarias, e Jeremias poderia tê-lo dito do mesmo modo que Zacarias visto que ambos eram contemporâneos.

a- 6) SUPOSTO ERRO DE PEDRO

Mateus 28:19 "...batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo". Atos 2.38: "... e cada um de vós seja Batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados". Já vimos fartamente nesta literatura, quando estudamos sobre o Batismo em NOME DO SENHOR JESUS CRISTO que entre Mateus e Pedro ( Atos 2 ) não há contradição alguma, mas sim uma gloriosa revelação da Palavra de Deus.

a. 7) CONCLUSÃO

Enquanto alguns procuram na Palavra de Deus uma maneira de questioná-la, sabemos que o Evangelho é o poder de Deus para a Salvação daquele que crê e quem crer no Senhor não será confundido. E interessante que os céticos nunca querem parar para ver as profecias milenares se cumprindo em nossos dias, nem tampouco querem ver o poder e a glória de Deus fartamente manifesta ao nosso redor, nas coisas criadas. Deviam os que querem supor contradições, lembrarem que o pior tipo de cego é aquele que não quer ver.

Obra em Restauração

Ibitinga - SP

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. - Provérbios 3:5

Deixe seu comentário

Preencha os campos abaixo para comentar

Digite seu nome
Digite seu e-mail
Digite seu comentário
Igrejas que Militam na Obra em Restauração 2024 - Todos os Direitos Reservados